Palestras

6 de setembro de 2013

Dispomos dos seguintes temas para eventos In-company:

1) ASCENSÃO E QUEDA DE UM IMPÉRIO ECONÔMICO: O GRUPO SHARP

A história do grupo, iniciada por seu fundador, um empresário do interior gaúcho que começou a vida importando máquinas de calcular, implantou a primeira grande fábrica de eletrônicos na Zona Franca de Manaus,  adquiriu os direitos da marca Sharp para o Brasil. O conglomerado chegou a ter mais de 60 empresas, incluindo fábrica de eletrônica de consumo, fábrica de computadores, fábrica de equipamentos de telecomunicações , fábrica de componentes de microeletrônica, transportadora, banco, gráfica, e etc;  O grupo “implodiu” após a morte prematura de seu fundador (Matias Machline) num acidente de helicóptero nos Estados Unidos.

A Sid Informática, que era do grupo, foi a empresa do ano em 1985 pela revista Exame. Eu assinei aquele balanço e estive lá durante 14 anos.

 

2) START-UP DE UMA EMPRESA: A GVT

A história da implantação de uma empresa de telecomunicações, que se iniciou no Paraná, em fins de 1999, para atuar em 10 estados do Brasil (Sul e Centro Oeste), no novo modelo de competição criado a partir da privatização da Telebras e que hoje está em todo Brasil. E que acaba de ser adquirida pela Telefônica (VIVO).

Aspectos interessantes como abrir a primeira conta bancária, elaborar o primeiro fluxo de caixa, implantar a contabilidade, buscar capital, negociar benefícios fiscais, estruturar a empresa, implantar ERP, negociar investimentos, e por aí afora…

Fui o primeiro Diretor Financeiro da empresa, tendo permanecido 5 anos em Curitiba

 

3) FRAUDE CONTÁBIL

Evento dirigido a gestores e contadores sobre as implicações de eventuais fraudes nas empresas, sob o ponto de vista de suas responsabilidades.

Trata-se de apresentação ilustrada por inúmeras histórias de casos famosos, junto com vários outros casos menores, relativo a nossa experiência profissional. Também vamos apresentar os principais enfoques da legislação sobre o tema.

Lastreado por mais de 40 anos de atividades na área

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *